5 Dicas para você organizar o setor de limpeza de sua empresa

Publicado em: 2 de abril de 2019

Se você possui uma empresa, indústria ou gerencia um condomínio sabe que a higienização é imprescindível para qualquer setor de operação, mas realizá-la nem sempre é uma tarefa simples. Desde os pequenos ambientes até as mais completas instalações industriais, é de suma importância que haja organização dos processos de limpeza, alinhamento geral de rotina e claro, eficiência para que tudo esteja controlado.

 

Para te ajudar na organização de seu setor de limpeza, hoje trazemos aqui 5 dicas para te ajudar nesta organização. Confira abaixo:

 

  1. Faça uma análise dos pontos fracos

O que não tem funcionado bem no seu setor de limpeza da sua empresa? A organização dos materiais, alta rotatividade de funcionários ou a falta de qualificação de algum profissional? Descobrir o que está errado é o primeiro passo para um setor de limpeza eficiente.

 

  1. Ajuste a rotina de limpeza de sua equipe

Analise se a rotina de limpeza segue uma lógica como, por exemplo, limpar salas no horário em que não costumam ser utilizadas para não atrapalhar outros funcionários.  Ter um planejamento bem definido e alinhamento com a equipe lhe ajudará a manter o ambiente limpo, sem que as atividades interfiram em outras. Sugerimos também que você tenha sempre um profissional de supervisão qualificado para certificar que o trabalho tem sido feito de forma correta, o planejamento cumprido e sem reclamações por parte dos demais colaboradores, por ruídos excessivos, por exemplo.

 

  1. Tenha um cronograma bem definido

A sala de reuniões está limpa para receber seus clientes? A área de convívio comum foi limpa? Quem limpo? Como saber quem fez a limpeza na hora de uma verificação? Pois é! Para manter uma organização e não ter nenhum tipo de problemas como os demostrados acima, a melhor ferramenta é organizar e seguir um cronograma de atividades. Crie uma planilha no Excel, imprima e tenha uma supervisão de qualidade para verificar se este foi cumprido de maneira eficiente.

  1. Faça uma limpeza de qualidade, vá além do superficial

Sua equipe de limpeza só trabalha até onde o olho alcança? Está aí um ponto de grande atenção. A longo prazo essa atitude trará problemas sérios para a sua empresa. Vá além do superficial e tenha em mente que todas as áreas da empresa precisam ser completamente limpas, incluindo áreas externas, telhados, depósitos e locais onde existam maquinários.

 

Não se esqueça que para todas as atividades serão necessários certos cuidados, cumprimento de normas de segurança, utilização de produtos adequados e maquinários específicos para uma limpeza de qualidade.

  1. Contrate uma empresa terceirizada especializada

Está complicado manter a sua equipe? A rotatividade é alta e seus custos tem sido muito elevado? Então, a melhor opção neste caso seria a contratação de uma empresa terceirizada especializada na limpeza e higienização comercial.

 

Com a contratação de uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, os processos que você levaria um grande tempo para desenvolver sozinho e ainda correria o risco de cometer determinados enganos já faz parte da rotina dessas empresas. Além disso, os custos seriam muito menos que manter uma equipe qualificada e monitoramento contínuo da qualidade de limpeza e higienização. Não é necessário ficar quebrando a cabeça para desenvolver soluções complexas se o mercado já as oferece de forma simples e pronta.

 

Nós da Brucke do Brasil, por exemplo, somos especializados em todos os processos de limpeza e conservação de ambientes comerciais. Analisamos de forma minuciosa o seu comércio, indústria, shopping, condomínio e ou qualquer tipo de empresa. Criamos um cronograma de limpeza e higienização completo, detalhando quantos funcionários serão necessários para cada atividade, rotas, bem como materiais e outros equipamentos. Tudo sem desperdício, com ótimo custo benéfico e sem dor de cabeça.

 

Portanto, agora que você já tem algumas dicas importantes de como organizar o setor de limpeza de sua empresa, te convidamos a entrar em contato conosco clicando aqui. Solicite um orçamento e conheça mais sobre como podemos lhe auxiliar em todos os processos de limpeza e higienização de sua empresa.